Dieta Low Carb como funciona?

Uma outra dieta do momento além da Dieta Flexível, muito se fala sobre a Dieta Low Carb, mas ela vem gerando dúvidas em várias pessoas. Antes de começar qualquer tipo de dieta é fundamental saber o funcionamento dela, os objetivos e se a mesma pode ser ideal para você ou não. Buscar informações faz toda a diferença, ainda mais quando se trata de saúde.
O que é a Dieta Low Carb?

A grande maioria das pessoas costuma associar a dieta Low Carb com a perda de peso, mas não é bem esse o objetivo da mesma. Mas não podemos negar que ela realmente contribui para o emagrecimento, mas o seu contexto é muito mais complexo do que isso.
A dieta Low Carb baseia-se no consumo de plantas e proteínas, ou seja, nela não temos o consumo exagerado de carboidratos. Dessa forma, como a maioria das pessoas têm o hábito de consumir bastante carboidrato, quem adere a dieta acaba tendo que fazer alterações significativas nos alimentos consumidos.
Como a mudança alimentar é grande, ela impacta diretamente na perda de peso, afinal, quando tiramos o carboidrato excessivo é normal que o acúmulo de gordura sofra diminuição, e, segundo pesquisas, essa diminuição pode ser até três vezes maior do que as dietas convencionais.
Para que serve?
O objetivo da dieta Low Carb é fazer com que o corpo utilize a gordura como sua principal fonte de energia na forma de corpos cetônicos, essa função irá substituir a glicose que é obtida através do consumo excessivo de carboidratos.
O consumo de carboidratos em excesso tem contribuído para prejudicar a saúde de várias pessoas e isso motivou a ciência a ir atrás de novos estudos para

Low Carbencontrar um estilo de vida mais benéfico ao ser humano.

Os primeiros quilos perdidos com a dieta são resultado do esvaziamento dos estoques de glicogênio e água, mas é interessante que as pessoas saibam que emagrecer significa perder quantidade de gordura e não o seu peso, dessa forma, quem faz a dieta consegue ganhar ou manter a massa magra.
Quem pode fazer?
Em suma, qualquer pessoa pode fazer, mas é necessário ter acompanhamento e um nutricionista ou nutrólogo é o profissional mais indicado. Qualquer alteração que você for aplicar em sua alimentação requer o auxílio de alguém especializado na área.
Se for iniciar a dieta, não deixe de passar por um profissional primeiro. Faça avaliações, verifique como o seu organismo está e busque muitas informações, isso é importantíssimo para que você possa alcançar os resultados que deseja e sem afetar a sua saúde.
Alimentos para a Low Carb
Existem muitas variações de alimentos da dieta Low Carb, mas o primeiro passo é entender que ela se baseia em bicho e planta, ou seja, carne, legumes, verduras e frutas. Essa é a base de funcionamento dessa dieta e o cardápio é montado em cima dela.
Fazer a dieta Low Carb não significa zerar a quantidade de consumo de carboidratos, muito pelo contrário, existem diversos alimentos inseridos nela que contém carboidrato, mesmo que em baixa quantidade.
Abaixo listamos alguns dos principais alimentos dessa dieta:
Carne de todos os tipos: in natura;
Verduras de todos os tipos: folhas verdes, rúcula, agrião, couve, repolho, tomate, brócolis, cebola, pimentão, chuchu, entre outros;
Frutas com baixa quantidade de açúcar: coco, abacate, morango, amora, entre outras.

Add Comment